Missão Ribeirinha: uma oportunidade para quem deseja viver experiências transformadoras

O Sou Solidário, através da Missão Ribeirinha está buscando fortalecer sua atuação social no norte do nosso país. Serão 14 dias  de ações comunitárias na região ribeirinha de Manaus/AM, uma oportunidade para quem deseja viver uma experiência de voluntariado repleta de aprendizado, desafios e coletividade. 

A atuação central da Missão Ribeirinha, acontecerá na Comunidade de São Francisco de Caramuri, que fica na região rural de Manaus/AM. Uma realidade com muitas vulnerabilidades, com demandas na área da saúde, educação, acesso aos direitos e geração de trabalho e renda. 

A proposta da Missão Ribeirinha é promover atividades nestas áreas, além de momentos formativos e vivenciais em grupo. A chance de contribuir com a sociedade será também uma possibilidade de transformar a si mesmo através dessa experiência de conhecer outras culturas, histórias e perspectivas. 

Quem poderá participar?

A Missão Ribeirinha é destinada a voluntários(as) que, preferencialmente, tenham vínculo com a Rede La Salle como: estudantes, ex-alunos(as), colaboradores(as) e familiares de alunos(as), que tenham mais de 18 anos. As pessoas interessadas deverão realizar o cadastro nesta ação e passarão por um processo de seleção. Este processo contemplará o perfil do(a) voluntário(a) (intenções e experiências) em relação a modalidade de ação. É fundamental que o(a) candidato(a) tenha perfil de liderança e vontade de partilhar novas experiências e de ampliar suas redes de contato, além do compromisso social com a causa. 

Data e local da Missão Norte:

15/7 a 28/7: região rural de Manaus/AM.

Ações da Missão:

As atividades serão previamente planejadas de forma coletiva em encontros presenciais com voluntários(as) da região de Canoas/Porto Alegre e via Skype com voluntários das demais regiões do Brasil. Estão previstos momentos de planejamento e avaliação das ações durante a missão, tendo em vista a necessidade de conhecer o local e as habilidades do grupo de voluntários(as) para o aprimoramento das atividades como um todo. Contudo, as ações sociocomunitárias englobarão temáticas como: educação, cidadania, lazer, cultura, saúde, esporte, meio ambiente e outras. 

Hospedagem:

Manaus/AM: Colégio La Salle Manaus/Faculdade La Salle Manaus para a acolhida inicial e final dos voluntários, visto que os horários dos voos poderão alternar.

Manaus/AM – Comunidade São Francisco do Caramuri (alojamento coletivo e casas de famílias).

Investimento:

Cada participante ficará responsável pela compra das passagens até Manaus/AM (quando forem de outras regiões do Brasil). As datas deverão contemplar os dias das atividades, mas poderão ser flexibilizadas e combinadas diretamente com a equipe responsável.

Alimentação:

A estadia e a alimentação (café da manhã, almoço e jantar) serão disponibilizadas pela Rede La Salle em parceria com a comunidade local. 

Como participar:

O(a) voluntário(a) que se interessar em participar da Missão Ribeirinha deverá realizar seu cadastro na ação correspondente (nesta página ao lado direito). Após o cadastro, o(a) candidato(a) será contatado(a) pela equipe do Sou Solidário e passará por uma seleção e encontros de formação obrigatórios.

Cronograma de seleção:

Inscrições: 29 de abril a 13 de maio.

Seleção: 14, 15 e 16 de maio.

Divulgação dos(as) selecionados(as): 17 de maio.

Primeiro encontro formativo: 22 de maio (a confirmar).

Compra de passagem: até 2 de junho.

 

 

Fale
Conosco

Entre em contato com o Sou Solidário para enviar suas dúvidas, sugestões e opiniões!




*Preenchimento obrigatório.


*Preenchimento obrigatório.