Missão Ribeirinha: experiências que despertam!

 

Entre os dias 15 e 28 de julho ocorreu a Missão Ribeirinha na região de Manaus, Amazonas. Uma ação da Rede La Salle realizada pelo Projeto Sou Solidário, envolvendo voluntários de vários estados do Brasil, que se desafiaram a encarar essa experiência de imersão cultural, aprendizado e entrega. O grupo foi formado por alunos, ex-alunos e colaboradores, com diferentes formações e idades.

 

Primeira Comunidade: São Francisco do Caramuri

 

Inicialmente, os voluntários participaram de momentos formativos, em que puderam planejar as atividades e se aproximarem do tema do Sínodo da Amazônia, com o apoio do Irmão Marista João Gutemberg. Após esta etapa, o grupo se deslocou para a região rural de Manaus, para a Comunidade de São Francisco do Caramuri, onde participaram do evento “Cidadania Rural”, uma atividade voltada para a garantia de direitos dos ribeirinhos, através do acesso a documentações, atendimentos de saúde, atendimentos jurídicos, informações e lazer. Além deste evento, os voluntários realizaram oficinas comunitárias nas áreas de geração de renda, saúde da mulher e protagonismo juvenil. O grupo também conheceu o cotidiano econômico da comunidade, visitando plantações de abacaxi e cupuaçu, e demais fazendas de criação de gado e produção de queijo. Após cinco dias de atividades, a comunidade, representada pelo presidente da associação, Daniel Leandro da Silva, se despediu dos voluntários em uma celebração católica, um momento muito emocionante para todos. Daniel, ao final, agradeceu aos voluntários: “foi digno conhecer pessoas como vocês, hoje temos um pouquinho de vocês em nós, portanto, levem um pouquinho de nós para vossas terras, sejam esperança em todos os lugares, sigam certos que aqui vocês regaram nossos sonhos e ideais”. O grupo tomado pelos afetos despertados pelos dias em Caramuri partiu para a travessia do Rio Preto da Eva se deslocando, posteriormente, para a Comunidade Santa Luzia, na Ilha do Baixio no município de Iranduba.

 

Segunda Comunidade: Santa Luzia/Ilha do Baixio

 

Uma comunidade que há dias enfrentava problemas de falta de energia e água, mas que em meio às dificuldades acolheu os voluntários com muito carinho, abrindo as portas da Escola Municipal Santa Luzia para as atividades propostas pela Missão. As atividades foram direcionadas para alunos, professores e funcionários da escola e mulheres da região. Além dos vários temas abordados nas oficinas, a comunidade escolar realizou uma apresentação artística para os voluntários, utilizando a música e a dança para compartilhar a história da Amazônia de uma forma lúdica. Ao final dos dias de atividades na Ilha do Baixio, a despedida também foi entoada com muita emoção, abraços calorosos, sorrisos de satisfação e saudade.

 

As marcas deixadas

 

Esta foi a primeira experiência de voluntariado lassalista na região ribeirinha de Manaus, mas com certeza não será a última. A Missão marcou intensamente a história dos voluntários, que de forma unânime, afirmaram terem vivido umas das experiências mais especiais de suas vidas. A Missão Ribeirinha seguirá sendo semeada pela troca de aprendizados, pelos novos laços de amizade e pelo compromisso com o próximo. O participante Leonardo Killes (Coordenador de Pastoral – La Salle Niterói/RS) lembrou “Papa Francisco nos chama a olhar para a Amazônia através do Sínodo de 2019, tenhamos sempre um olhar cuidadoso, um olhar esperançoso e um olhar amoroso”. É nessa direção que os passos do Sou Solidário seguirão, inspirados pela esperança transbordada pelos rios manauaras às fronteiras sociais que nos desafiam todos os dias à travessia.

Galeria de Fotos

Confira algumas imagens:

Comentários

“Descobri que não há limites para minha vontade de agir e amar, e que os valores lassalistas fazem parte de quem eu sou”

Alexia Catharina Genari Martins Ex-aluno La Salle Tolero/PR

“As minhas expectativas iniciais se superaram e tenho certeza que esta experiência, deu e dará muitos frutos em minha vida. Voltei mais lassalista do que já sou, essa experiência eu vou levar no coração"

Eda Professora La Salle Rondonópolis/MT

"A Missão me mostrou o quanto o mundo é grande e diverso. Me instigou a expandir meus horizontes, levando ações de saúde e educação para outros lugares. Vivi a reconexão com meu interior, certa de que vivi uma experiência com entrega de corpo, alma e coração"

Pâmela Nataly Lauermann Aluna da Universidade La Salle Canoas/RS

"Participar com o Sou Solidário da Missão Ribeirinha foi uma experiência que me oportunizou ver o quão importante é a educação e organização na vida de pessoas e de comunidades. O contato com as diferentes realidades do interior do Amazonas me abriu o olhar não apenas para espaços de trabalho, mas para o aprendizado e encanto com a vida do outro (o outro que muitas vezes está lá, lá como indicação do lugar que devo ir). A vivencia do voluntariado lassalista revela como o carisma da Instituição é encantador e ganha adesão de fácil modo, pois traz em si um processo integral de crescimento humano e aponta à construção de um mundo melhor, o Reino de Deus”

Gabriel Pôrto Irmão Lassalista - Lucas do Rio Verde/MT

Fale
Conosco

Entre em contato com o Sou Solidário para enviar suas dúvidas, sugestões e opiniões!




*Preenchimento obrigatório.


*Preenchimento obrigatório.