Missão Ribeirinha 2022 levará Voluntários Lassalistas para o Amazonas

 

Entre os dias 18 e 31 de julho o Projeto de Voluntariado Lassalista Sou Solidário realizará a Missão Ribeirinha 2022 em Manaus/AM. Reunindo momentos de formação, partilha de conhecimentos e ações sócio comunitárias, os voluntários enfrentarão o desafio recompensador de imersão total no estilo de vida dos povos ribeirinhos da Amazônia.

 

Primeira comunidade: São Francisco do Caramuri

 

Localizada na região rural de Manaus, a comunidade de São Francisco do Caramuri encanta por sua beleza natural e pelo carisma de seus moradores. Sendo em sua maioria formada por trabalhadores agrícolas, Caramuri se destaca pelas suas plantações de abacaxi e cupuaçu, além da pesca e produção de queijo. 

Nessa comunidade, os voluntários atuarão diretamente no evento “Cidadania Rural”, uma atividade voltada para a garantia de direitos dos ribeirinhos, através do acesso a documentações, atendimentos de saúde, atendimentos jurídicos, informações e lazer. Também será possível conhecer melhor a realidade dos moradores locais da região, assim como a atuação da Associação Comunitária que age diretamente em prol do desenvolvimento social da comunidade.

 

Segunda Comunidade: Escola Santa Luzia – Ilha do Baixio

 

Nesta comunidade, os voluntários trabalharão diretamente com a comunidade escolar da Escola Municipal Santa Luzia, que está localizada na Ilha do Baixio, em torno de 45 minutos de distância de Manaus. Crianças, jovens, professores e até mesmo pais de alunos serão nosso público-alvo durante nosso tempo na Ilha do baixio, onde realizaremos atividades que contemplem as realidades específicas de cada grupo.

Durante nossa estadia, ficaremos hospedados nas dependências da escola, vivenciando diretamente sua rotina desde a chegada dos alunos até o apagar das luzes no final do dia. Com isso, nossa presença será regada pela alegria de ser e estar com muitos rostos e histórias, redescobrindo nosso propósito a cada segundo.

 

Ações da Missão

 

As atividades serão previamente planejadas de forma coletiva em encontros presenciais com voluntários da região de Canoas/Porto Alegre e via reunião virtual com voluntários das demais regiões do Brasil. Estão previstos momentos de planejamento e avaliação das ações durante a missão, tendo em vista a necessidade de conhecer as comunidades locais e as habilidades específicas dos integrantes do grupo de voluntários para o aprimoramento das atividades como um todo. Contudo, as ações sociocomunitárias englobarão temáticas como: educação, cidadania, lazer, cultura, esporte, meio ambiente e outras. Além disso, todo o itinerário da Missão Ribeirinha é baseado nos princípios da Pastoral Lassalista, proporcionando momentos para o desenvolvimento vocacional dos participantes e trazendo em si um processo integral de crescimento humano.

Como participar?

 

Esta Missão é destinada a voluntários que, preferencialmente, tenham vínculo com a Rede La Salle como: estudantes, ex-alunos, colaboradores e familiares de alunos, que tenham mais de 18 anos. Todos os candidatos deverão realizar o cadastro nesta ação e passarão por um processo de seleção. Este processo contemplará o perfil do voluntário (intenções e experiências) em relação a modalidade de ação. É fundamental que o candidato tenha perfil de liderança e vontade de partilhar novas experiências e de ampliar suas redes de contato, além do compromisso social com a causa.

 

Investimento

 

Cada participante ficará responsável pela compra das passagens até Manaus/AM, onde as datas devem privilegiar todos os dias de atividades da Missão (18 a 31 de julho), mas poderão ser flexibilizadas e combinadas diretamente com a equipe responsável.

 

Hospedagem

 

Os voluntários estarão alojados em espaços da Rede La Salle nos dias de formação e pelas comunidades nos dias de atividades sociocomunitárias, contemplando todos os dias da Missão.

 

Alimentação

 

A estadia e a alimentação (café da manhã, almoço e jantar) serão disponibilizadas e custeadas pela Rede La Salle.

 

Galeria de Fotos

Confira algumas fotos das comunidades

Fale
Conosco

Entre em contato com o Sou Solidário para enviar suas dúvidas, sugestões e opiniões!




*Preenchimento obrigatório.


*Preenchimento obrigatório.