Missão Norte reúne Voluntários Lassalistas no Pará 

Entre os dias 23 de julho e 4 de agosto o Projeto de Voluntariado Lassalista Sou Solidário realizou a “Missão Norte” no município de Ananindeua/PA. Uma experiência de solidariedade que contou com a participação de voluntários, pré postulantes, Irmãos Lassalistas e coordenações da Fundação La Salle e Pastoral Provincial. Foram dias movidos por muita dedicação, aprendizado, trabalho e alegria. O grupo durante o período promoveu 46 oficinas sociocomunitárias em temáticas diversas como: teatro, música, projeto de vida, formação de lideranças, capoterapia, artesanato, reaproveitamento de alimentos, yoga, direitos das mulheres, recreação e outras. Além das oficinas, o grupo também participou da mobilização comunitária para a divulgação das atividades, da pintura e organização da biblioteca da Escola Celina Del Tetto, da arrecadação de livros junto às Paróquias da região e de momentos de partilha, espiritualidade e planejamento das ações. Ao total foram 9 locais em que as atividades aconteceram, envolvendo mais de 800 participações.

A proposta de muitas atividades foi instigar que pudessem ter continuidade após a Missão Norte, potencializando desse modo, lideranças escolares e comunitárias para seguirem conduzindo o trabalho iniciado pelos voluntários nos diferentes espaços de atuação.

Ao término da Missão Norte, o grupo pôde compartilhar relatos e sentimentos em relação aos dias vivenciados. Destacaram, de modo geral, o quanto essa experiência é uma oportunidade de engajamento social a partir da qual é possível ampliar olhares e práticas. Através das ações do Sou Solidário, os voluntários ressaltaram o quanto a Missão Norte foi uma experiência única, em que puderam trocar conhecimentos ao mesmo tempo em que foram desafiados a refletir sobre os diferentes modos de vida. Além disso, salientaram os vínculos que construíram durante este tempo, laços criados entre o próprio grupo e com a comunidade local.

Quando questionados ao desejo de participarem de uma nova Missão, os voluntários prontamente responderam que “sim!”. Enfatizaram o papel transformador que esta oportunidade possui junto às diferentes realidades e vulnerabilidades, além de também ter um impacto na formação pessoal/profissional daqueles que participam.

Comentários

Tudo o que vivi em Ananindeua tem uma importância imensa, cada momento que estive com as crianças, os vínculos criados com os voluntários, a forma como a comunidade nos recebeu, as partilhas, os momentos de reflexão, tudo de uma forma linda, agregou para o meu crescimento

Brenda Gabrielle de Moura Fouletto Estudante de Psicologia - Unilasalle Canoas/RS

É uma experiência ímpar, que é impactante na vida das pessoas, que transforma vidas. Muita
aprendizagem, sem dúvida

Marcos Ferreira Souto Pré Postulante Lassalista - Ananindeua/PA

Nossas diferenças, como brasileiros de outros estados, promoveram a curiosidade, tolerância para alguns, instigaram a troca de experiências vividas.

Gabriel Lummertz Graduado em Publicidade e Propaganda - Manaus/AM

Acredito que todos deveriam vivenciar o que vivenciei, conhecer a realidade paralela de cada um, para se dedicarem a ajudar quem precisa, além do crescimento pessoal, que é importante pra nosso projeto de vida

Letícia Giacoia Gripp Estudante de Gastronomia - Ex aluna La Salle Abel - Niterói/RJ

É uma missão que você ganha experiencias novas, tem uma nova visão de mundo, constrói amizades diferentes e se doa ao próximo sem querer receber nada em troca

Lucas Ivan Pré Postulante Lassalista - Ananindeua/PA

O quanto é encantador e gratificante se abrir para o diferente, para o novo, estar disposta a vivenciar isso e se deixar envolver por isso sem medos, sem barreiras. Que missão não é levar, mas compartilhar e aprender muito

Joana Paloschi Jornalista - Canoas/RS

Uma experiência única, onde aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo em que refletimos sobre o modo como levamos a vida

Vicente Gomes Pinheiro Pré Postulante Lassalista - Ananindeua/PA

Galeria de Fotos

Confira algumas imagens destes dias de Missão:

Vivendo uma experiência de solidariedade 

A Missão Norte tem como objetivo promover laços de solidariedade, cidadania e responsabilidade social, além de propiciar trocas de aprendizados e experiências pautadas na fraternidade, no respeito, no afeto e em demais aspectos da cultura lassalista. É uma oportunidade para quem deseja partilhar algo à sociedade através do voluntariado. 

Por que em Ananindeua/PA?

O município de Ananindeua é marcado por situações de violências e vulnerabilidades, sendo considerada uma das realidades mais desafiadoras do estado do Pará. Neste local, a presença lassalista vem se fortalecendo, principalmente como apoio à proposta educativa em uma Escola Pública da Região, a Escola Celina Del Tetto.  

Em 2017, um grupo de voluntários transformou a realidade desta Escola, através de mutirões de reformas e pinturas. Neste ano, a proposta é direcionar as ações mais para atividades sociocomunitárias junto aos estudantes e professores, além de conhecer e promover ações em outros serviços e projetos sociais da região. 

Quem poderá participar?

Esta Missão é destinada a voluntários que, preferencialmente, tenham vínculo com a Rede La Salle como: estudantes, ex-alunos, colaboradores e familiares de alunos, que tenham mais de 18 anos. Todos os candidatos deverão realizar o cadastro nesta ação e passarão por um processo de seleção. Este processo contemplará o perfil do voluntário (intenções e experiências) em relação a modalidade de ação. É fundamental que o candidato tenha perfil de liderança e vontade de partilhar novas experiências e de ampliar suas redes de contato, além do compromisso social com a causa. 

Data e local da Missão Norte:

23/7 a 4/8: Ananindeua/Pará, na Escola Estadual Celina Del Tetto e serviços comunitários da região.  

Ações da Missão:

As atividades serão previamente planejadas de forma coletiva em encontros presenciais com voluntários da região de Canoas/Porto Alegre e via Skype com voluntários das demais regiões do Brasil. Estão previstos momentos de planejamento e avaliação das ações durante a missão, tendo em vista a necessidade de conhecer o local e as habilidades dos integrantes do grupo de voluntários para o aprimoramento das atividades como um todo. Contudo, as ações sociocomunitárias englobarão temáticas como: educação, cidadania, lazer, cultura, esporte, meio ambiente e outras. 

Hospedagem:

Os voluntários ficarão hospedados na Comunidade La Salle e Pré-Postulantado e irão diariamente à escola Celina Del Tetto e aos demais serviços comunitários, através do transporte da instituição.

Investimento:

Cada participante ficará responsável pela compra das passagens até Belém/PA. As datas deverão contemplar os dias das atividades, mas poderão ser flexibilizadas e combinadas diretamente com a equipe responsável.

Alimentação:

A estadia e a alimentação (café da manhã, almoço e jantar) serão disponibilizadas pela Rede La Salle.

Fale
Conosco

Entre em contato com o Sou Solidário para enviar suas dúvidas, sugestões e opiniões!




*Preenchimento obrigatório.


*Preenchimento obrigatório.