Projeto Universitários em Missão transforma escola em Ananindeua 

Entre os dias 01 e 11 de julho ocorreu mais uma edição do projeto Universitários em Missão, em Ananindeua/PA. Foram dias de muita dedicação, união e arte, em que o grupo de voluntários buscou transformar o espaço da Escola Celina Del Tetto em um lugar mais acolhedor e humanizado.

Todas as salas de aula da Escola (14 salas) foram limpas e pintadas (paredes e chão). O saguão principal também foi revitalizado, assim como alguns corredores. Uma nova sala de aula começou a ser construída e está em finalização. Telhas serão trocadas, evitando que a chuva entre nos espaços. E por fim, o muro principal da escola que mede mais de 100 metros foi contemplado com o grafite de artistas locais, que voluntariamente, deram cor e visibilidade à escola que, antes da chegada dos voluntários, era pouco identificada e escondida pelo cinza do muro.

Frases de São João Batista de La Salle e Paulo Freire compuseram parte deste novo cenário. Alguns alunos, mesmo de férias, foram até o espaço para ver o resultado desta ação. A reação deles de alegria, surpresa e gratidão emocionou os voluntários.

O grupo de artistas que realizou o grafite foi coordenado por um ex aluno da escola, Levi Rogério Rodrigues Sousa (Levi’s). Juntamente com o restante dos participantes, Levi reforça o desejo de consolidar um grupo de grafite na região, podendo a partir da arte, oportunizar outras atividades aos jovens. Uma das ideias para um futuro próximo é que a escola Celina Del Tetto ofereça uma oficina de grafite aos estudantes.

Junto ao simples ato de “pintar paredes” está também o empenho em transmitir àquelas pessoas que nos importamos com a realidade delas, que queremos fortalecer o sentimento de esperança e pertença a partir da solidariedade e da responsabilidade social, destacou o grupo de Voluntários da Missão.

Comentários

"Sempre quando nos deparamos com algo novo ou desconhecido, sentimos medo e insegurança, mas a partir do momento que nos desafiamos para enfrentar desafios é que encontramos valiosos e verdadeiros aprendizados. Penso que esta missão foi exatamente isso!"

Rogério Wuicik Formado em Administração

“Ser voluntário é se permitir aprender e compartilhar o seu conhecimento. É dividir a emoção e o coração a quem lhe estende a mão”

Juliana Nunes Mendes Formada em Nutrição e Agente Comunitária de Saúde

"Ser voluntário é uma experiência que vai além de colocar em prática os conhecimentos acadêmicos, é lidar com vivências que estão fora da sala de aula. É buscar formas de transformar a sociedade em um espaço mais justo e igualitário"

Tiago Colares Formado em Gestão de Produção Industrial

“Ser voluntário pra mim é não perder a crença que a vida insiste em existir onde quer que ela esteja”

Ronaldo Silva Lopes Estudante de Psicologia

“Ser voluntário é se doar pelo amor, acreditar e confiar em dias melhores. É com a troca de experiências e vivências que agregamos cada vez mais o aprender”

Fabiana Rodrigues de Souza Formada em Ciências Contábeis

“Em cada pedacinho de saudade uma alegria por termos permitido viver o que nosso coração tanto desejava”

Pablo Scopel Estudante de Gestão de Produção Industrial

“Estar em missão é uma experiência coletiva de criatividade, união e alegria! É sentir-se responsável pela mudança da sociedade. É voltar para casa com a certeza de que para transformarmos realidades, precisamos de um pouco de disposição e afeto”

Michele Nunes D' Ávila Formada em Psicologia, Coordenadora de Projeto

"A prova que ações como essa dão frutos, é que estamos aqui semeando o que La Salle plantou há mais de 300 anos"

Charles Bruno dos Santos Formado em Direito, Defensor Público

"Essa missão tinha que ser o que foi"

Rafael Südecum Formado em Educação Física

Oficinas também fizeram parte das atividades:

Além dos mutirões de reforma da escola, o grupo também realizou oficinas. O voluntário Ronaldo Lopes construiu coletivamente em sua oficina um cajón, instrumento de percussão que ao final do encontro entoou o ritmo do carimbó, dançado pelo grupo de idosos que estavam na Roda de Terapia Comunitária com a voluntária Juliana Nunes. As crianças e jovens também participaram de atividades recreativas e esportivas durante os dias da Missão. Um dos temas escolhidos pelos jovens para ser debatido em um encontro foi o luto por amigos mortos violentamente, assunto que permeia a realidade da juventude da região, considerada uma das mais violentas do Brasil.

Ao que se refere ao viés lassalista deste voluntariado, surgiu nos relatos dos participantes, a importância dos voluntários seguirem atuando pela causa que São João Batista de La Salle se dedicou há mais de 300 anos.  O grupo se despediu com o sentimento de “missão cumprida”. Já se fala em reencontros e novas missões.

O Universitários em Missão integra o projeto Sou Solidário. A Fundação La Salle, que coordena esse projeto de voluntariado da Rede La Salle é grata pela coragem de cada voluntário em insistir no afeto, na criatividade e na disposição doada nesta Missão. Ao mesmo tempo, a instituição agradece a todas as pessoas que contribuíram no financiamento coletivo dessa Missão.

Galeria de Fotos

Imagens da Revitalização da escola: antes e depois!

Agradecemos Especialmente:

Aos voluntários:

Charles Bruno da Silva, Débora Eduarda Saldanha, Fabiana Rodrigues de Souza, Juliana Nunes Mendes, Pablo Scopel, Rafael Südecum Martins, Rogério Wuicik, Ronaldo Lopes e Tiago Colares.

À equipe:

Irmão Claudio Henrique Moreno, Irmão Heriton Vilanova, Irmão Marcelo Misturini, Michele Nunes D’ Ávila e Rodrigo Silva.

Aos artistas que realizaram o grafite:

André Alves da Silva (Non), André Lorran (Lolodrumme), Charles Alexandre de Sousa Ramos (Chavinho), José Santana Pinto de Carvalho Junior (Santo), Levi Rogério Rodrigues Sousa (Levi’s), Mateus Henrique da Silva Sabino (Skerda), Mayra Oliveira da Silva (May), Renan Nunes Batista, Ruan Garcia Batista (Chapa) e Victor Lima Martins (Lima).

Reformas realizadas:

Valor arrecadado com as doações: R$9.060,00

Pinturas: 14 salas de aula, saguão principal, arco de entrada, muro de entrada, pilares dos corredores e arte no muro de entrada.  

Construção de uma nova sala de aula

Troca de telhas quebradas

Missão revitaliza espaços da Escola Celina Del Tetto

A primeira semana do Universitários em Missão, ação do Projeto Sou Solidário, já tem resultados junto à comunidade da Escola Celina Del Tetto, em Ananindeua/PA

Em quatro dias de trabalho, a equipe de voluntários conseguiu fazer reparos e pintar todas as salas de aula. Além disso, oficinas com crianças e adolescentes também foram desenvolvidas.

Para esse final de semana estão previstas a realização de oficina de cajon (instrumentos musicais) com jovens e roda de Terapia Comunitária Integrativa com idosos vinculados ao CRAS local.  Além disso, um grupo de artistas do grafite se disponibilizou voluntariamente a realizar um projeto de arte para o muro da escola.

O grupo de voluntários, em seus momentos de partilha e planejamento, deu ênfase aos desafios encontrados em uma missão. É preciso que os participantes estejam abertos ao desconhecido, lancem mão da criatividade, afeto e união, para que consigam acolher o que verdadeiramente a realidade demanda. “Ficou evidente ao chegar da Escola que fórmulas e projetos prontos e fechados não cabem em uma missão como esta”, comenta Michele D’Avila, Coordenadora de Projetos, que integra a Missão juntamente com o Monitor de Esportes e Lazer, Rafael Südecum, ambos colaboradores da Fundação La Salle.

A Missão em Ananindeua acontece até 12 de julho. Parte dos investimentos na escola de Ananindeua são oriundos da arrecadação do projeto Sou Solidário, que é coordenado pela Fundação La Salle, em consonância com a Pastoral da Rede La Salle.

Galeria de Fotos

Alguns resultados da primeira semana da Missão em Ananindeua!

Apoiando a educação em Ananindeua

 

A realidade no município paraense de Ananindeua é marcada por situações desafiadoras, como a violência. É neste cenário que crianças e jovens buscam crescer com mais esperança e acesso à educação. É lá também que está localizada a Escola Estadual Celina Del Tetto, foco da Missão Ananindeua 2017 e que quer seu apoio!

Queremos, com essa Missão, unir forças por meio do conhecimento interdisciplinar e de recursos financeiros, para que esses estudantes sigam encontrando, na educação, a inspiração para a transformação social e acreditando na solidariedade como ferramenta importante para a construção da cidadania.

Conheça o projeto

A Missão Ananindeua faz parte do projeto lassalista Universitários em Missão, que surgiu em 2015 e propõe experiências de voluntariado para ajudar diferentes regiões.

A edição deste ano acontece de 1º a 12 de julho e já conta com voluntários da Rede La Salle, que realizarão presencialmente ações sociais, comunitárias, educativas e também participarão da revitalização da estrutura da Escola Celina Del Tetto.

O projeto está aberto para doações financeiras que apoiem a reforma desses espaços. Você pode ajudar!

Por que a escolha pela Escola?

A Escola Celina Del Tetto é pública, mantida pelo Estado do Pará. No entanto, a instituição adota a proposta educativa lassalista e conta com iniciativas de apoio, como no caso do fornecimento de uniformes realizado pela Rede La Salle, obtendo subsídios para melhorar seu ambiente de aprendizagem. 

Crianças e adolescentes buscam, no espaço escolar, caminhos que os permitam viver de forma mais digna, afetiva e segura. Porém, este local nem sempre acolhe essas demandas como gostaria por encontrar inúmeras dificuldades, especialmente estruturais.

Galeria de Vídeos

Veja depoimentos de alunos da Escola!

Como ajudar

Se você se identifica com a nossa Missão, já faz parte do Sou Solidário! Você pode contribuir realizando doações nas opções ao lado e compartilhar essa causa nas redes sociais.

Destino das doações

O site Sou Solidário está possibilitando doações financeiras para apoiar a reforma da Escola Celina Del Tetto. Sua contribuição será destinada para as seguintes melhorias na instituição:

  • Revestimento, instalação de janelas e reforma do telhado do depósito de merenda;
  • Derrubada dos canteiros que estão próximo às salas de aula, elevação do piso atual, remoção de basculantes danificadas pelo tempo e instalação de grades para melhor ventilação;
  • Reparação do ambiente externo das salas de aula para área de livre circulação e rampas entre blocos A e B.
  • Reforma de dois banheiros para transformação de cabines de banho em sanitárias, além de correções de danos no piso e encanamentos.
  • Organização de uma horta para a escola.

Acesse o orçamento detalhado clicando aqui.

Você pode realizar sua doação na coluna verde “Seja Doador”, presente nesta página. Basta escolher o valor desejado e clicar em “Quero apoiar”. Por meio do sistema PagSeguro, você preenche alguns dados e define a opção de pagamento. Inicialmente aparece a indicação de cartão, mas é possível clicar em “Outras opções” se desejar emitir um boleto. 

Galeria de Fotos

Conheça alguns dos espaços da Escola

Fale
Conosco

Entre em contato com o Sou Solidário para enviar suas dúvidas, sugestões e opiniões!

*Preenchimento obrigatório.
*Preenchimento obrigatório.